As provas dissertativas exigem um pouco mais de atenção por parte do aluno, pois exigem respostas mais elaboradas e uma maior bagagem de informações a respeito de datas, detalhes e definições.  Porém, com algumas táticas, este tipo de questão torna-se mais fácil de ser resolvida.

  • Encare a prova como uma oportunidade:

Pense de maneira positiva! Em uma prova dissertativa, você term a oportunidade de mostrar ao professor ou ao avaliador tudo aquilo que você sabe, de forma linear e organizada, enquanto em uma prova objetiva você só tem a opção de errar e acertar.

  • Revise os nomes dos capítulos:

Use os títulos dos capítulos das disciplinas como palavras que possam guiar seus estudos. Tente fazer a relação deles com pequenas ideias, eventos e termos importantes que foram citados durante as aulas.

  • Faça anotações:

Enquanto estuda, anote tudo aquilo que achar relevante sobre o assunto, pois é uma boa forma de fixar o conteúdo na sua mente. Além disso, pode ser de grande ajuda na hora de revisar na véspera da prova.

  • Dedique-se a um tema por dia:

Procure um tema específico e pegue todo o conteúdo que você possui disponível (anotações, livros, áudios) para estudar com dedicação exclusiva. Isso ajuda a fixar questões a serem discutidas.

  • Faça simulados e pratique questões discursivas:

O treino de questões discursivas pode ajudar e muito a fixar o conteúdo e os argumentos para compor uma resposta bacana e com todas as informações necessárias para garantir uma boa nota.

  • Leia sempre!

A leitura auxilia no vocabulário e na construção de frases objetivas. Enquanto você está lendo, absorve a estrutura da escrita formal adequada ao texto dissertativo.

 

Bons estudos!

Nenhum comentário