Na hora da prova, o tempo é um fator muito importante, qualquer minuto aproveitado é válido, principalmente quando o assunto é escrever a redação do Enem. Para ajudar você, separamos algumas dicas:

1- Cronometre seu tempo

Enquanto estiver treinando sua redação em casa, é de suma importância que o tempo esteja sendo cronometrado. Desta maneira, você terá uma noção de quanto está gastando para escrever, em quais partes demora mais e o quanto pode diminuí-lo. A média, seria demorar 1h20 para a redação, então comece desde já a marcar o tempo no relógio.

2- Perceba suas dificuldades

A elaboração da redação pode demorar, caso você não consiga encontrar um caminho, não conseguindo apresentar as propostas adequadas, por exemplo. É essencial entender as partes que mais se perde tempo, desta forma, se consegue encontrar o caminho ideal para agilizar.

3- Estratégia argumentativa

Alusão histórica ou citação, já sabe a sua forma de começar a redação? E no desenvolvimento, pretende argumentar por causa e consequência ou por enumeração de problemas? É importante já criar um padrão que você consiga se familiarizar. Seu pensamento irá te direcionar para esta opção, independente do tema a se desenvolver.

4- Cuidado com os mínimos detalhes

Quando não tiver totalmente inspirado, tentar escrever um texto perfeito talvez não seja uma boa ideia. Se o fluxo surgir, escreva. A palavra certa ou a conclusão ideal pode não surgir nessa hora, mas não pare! Escreva as ideias e depois dê o retoque final.

5- Mentalize um roteiro de produção textual

Cada parágrafo tem a sua finalidade certa, mentalizar o roteiro para escrever o que cada um deles pede é uma ótima forma de otimizar o tempo. Quanto mais treinos fizer, mais irão fixar em sua memória e você conseguirá escrever mais rápido.

E aí, pronto para colocar a mão na massa e arrasar no tempo da redação?

 

Nenhum comentário