Na hora os estudos para vestibular ou para o Enem, existem diversas maneiras de se preparar. Mas também existem erros que podem comprometer o seu desempenho. Veja alguns deles e evite fazê-los!

Ignorar o seu ritmo
Isso é muito ruim. Se você detesta acordar cedo, mas planeja que suas primeiras horas da manhã serão na frente dos livros, já está começando errado. Para início de conversa, você vai relacionar o estudo com algo ruim (o acordar cedo) e isso por si só já diminui sua eficácia. Além disso, será difícil de cumprir o que planejou e isso colocará sua autoestima lá para baixo. Então, porque não fazer diferente? Estude um pouco de noite e acorde mais tarde.

Abusar dos estimulantes
Se você comete esse erro, é hora de parar! Forçar ficar acordado de noite para estudar mais acaba fazendo você não render nada no dia seguinte e não compensa. Se você quer se manter alerta por mais uma hora, vale tomar uma xícara de café, não mais do que isso.

Só pensar estudar
Diferente do que parece, assim você não chegará a lugar algum. Passar noites acordados fazendo exercícios não o tornará um bom aluno. O estudante precisa ter uma vida! Muitas vezes, uma hora de conversa com os amigos faz você render o dobro na hora de estudar. Equilibre sua agenda.

Passar por cima das suas dúvidas
Essa não é a melhor estratégia. Além de perguntar para seu professor, você pode tentar outras maneiras de entender melhor o conteúdo. Às vezes, um pai ou até mesmo um amigo com um linguajar e uma realidade mais parecida com a sua, consegue traduzir melhor o que o professor tentou explicar. Não tenha vergonha de tirar as suas dúvidas.

Deixar para estudar amanhã
Isso não vai dar certo. Amanhã você terá o dobro para estudar e um dia a menos. Essa conta é bem simples e o resultado sempre é negativo. Lute contra a preguiça. Se for o caso, diminua um pouco o tempo de estudo naquele dia, mas não deixe de estudar.

Nenhum comentário