A redação cobrada no Enem é do gênero dissertativo-argumentativo, o que tem como objetivo principal convencer o leitor a respeito de uma tese defendida no texto. Algumas estratégias podem ajudar nessa argumentação e garantir uma redação melhor. Veja:

Comparação

Neste método, você pode comparar dois tópicos a respeito do assunto abordado, colocando semelhanças e/ou diferenças. Isso mostrará a sua capacidade de fazer antagonismos e fortalecerá a argumentação.

Causa e consequência

Neste tipo de método, você mostrará ao leitor a relação de ação e reação em relação ao assunto. Quando algo acontece e o que resulta desse acontecimento.

Enumeração

Na enumeração, você irá listar fatos, problemas ou soluções que comprovem seu argumento. Para isso você pode usar “em primeiro lugar”, “além disso”, “em segunda instância”, entre outras construções para mostrar motivos para a discussão do assunto em pauta.

Comprovação

Aqui você deve usar dados, estatísticas e pesquisas que tenha conhecimento para embasar seus argumentos e comprová-los. Isso pode garantir mais credibilidade a sua opinião, já que haverá uma sustentação por trás. Ser um leitor assíduo de notícias relevantes e atualidades pode te ajudar a conseguir estes dados.

Exemplificação

Como o nome já diz, neste método você pode exemplificar seu argumento e o assunto abordado com situações do cotidiano, casos famosos ou acontecimentos marcantes.

Citação

As citações são muito valorizadas em redações e pode garantir melhores notas. Trata-se de usar uma figura de autoridade para embasar o seu argumento.

Nenhum comentário