Com o Enem se aproximando, fica cada vez maior a dúvida sobre o tão esperado tema da redação. No ano passado, o exame teve apenas 53 candidatos que fizeram maior pontuação na redação. Confira algumas possibilidades de temas:

Fake news

É um assunto atual e tornou uma grande questão nos últimos tempos. Parece óbvio, mas o aspecto a ser levado em conta como proposta é uma abordagem que fuja do clichê, já que o assunto é sério e muitas pessoas ainda não se conscientizaram de como o tema pode causar prejuízos. Tal questão fará com que os candidatos se posicione sobre o limite da liberdade de expressão.

Saúde mental

Excelente tema porque é uma referência à questão da forma como o brasileiro vive atualmente. As dificuldades da rotina são aberturas para problemas e distúrbios de saúde, que caso não cuidados, podem agravar as situações. É um tema que aborda a questão da vida corrida e como as famílias estão reagindo ao excesso de trabalho e falta de dinheiro.

Crise nos presídios

O fato do Brasil ser o 3º país com maior população carcerária do mundo, agrega uma grande possibilidade do assunto ser tema da redação. As autoridades responsáveis não conseguem ainda conter todas as ações das facções criminosas presentes nas cadeias e o quanto eles interferem no mundo fora das grades.

 

Nenhum comentário