A prova de redação é uma das mais importante e decisivas tanto do ENEM quanto de outras provas de vestibulares de diversas universidades do país. Esta prova mostra as capacidades de leitura e escrita do candidato, além de uma linha de raciocínio coerente. Os três tipos mais comuns de redação são: dissertação, carta e artigo de opinião. Vamos saber mais sobre eles?

A dissertação é o tipo que mais aparece nas provas de vestibulares, onde o aluno recebe uma proposta de texto, faz uma análise e desenvolve uma linha de pensamento para defender a sua posição. Este texto possui a seguinte estrutura: introdução, onde se apresentam os assuntos a serem tratados e as questões abordadas; desenvolvimento, onde são mostradas ideias e pontos de vistas a serem desenvolvidos; e a conclusão, onde é exposta uma avaliação final do assunto em pauta.

Na carta-argumentativa, o autor deve persuadir o interlocutor sobre algum assunto exposto. Ela deve conter os seguintes elementos: cidade e data, vocativo (a pessoa a quem a carta é endereçada), texto, despedida e nome do emissor. O candidato deve ficar atento para que o texto tenha início, meio e fim e possuir uma linguagem formal, clara e objetiva.

Por fim, o artigo de opinião é um texto onde o candidato defende o seu ponto de vista sobre determinado assunto, com o texto geralmente escrito na 1ª pessoa do singular ou plural. Nele, o aluno deve convencer o leitor sobre as suas opiniões pessoas sobre um determinado tema exercendo o poder de argumentação. Para se dar bem, tenha argumentos convincentes, seja objetivo na hora de apresentar o tema, defenda seu ponto de vista e conclua seu texto com firmeza e segurança.

Bons estudos!

Fonte: Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário