Compreensão
- Determinar o tema e a intenção comunicativa do texto;
- Especificar o gênero do texto (conto, crônica, tirinha, charge, artigo de opinião, editorial…) e explicitar as razões por que assim se classifica;
- Identificar características específicas dos seguintes tipos de textos: narrativo, descritivo, argumentativo e explicativo;
- Estabelecer relações de sentido entre título e texto;
- Recuperar a progressão discursiva do tema;
- Estabelecer relações de sentido entre parágrafos ou outras unidades do texto (períodos, orações, frases, estrofes);
- Construir inferências e explicitar informações implícitas (pressupostos e subentendidos);
- Identificar a função de linguagem predominante (referencial, conativa, fática, emotiva, poética, metalinguística) em textos de gêneros variados;
- Distinguir o registro conotativo do denotativo, interpretando-os devidamente;
- Reconhecer as variantes linguísticas e avaliar sua pertinência à situação de comunicação, ao gênero e aos interlocutores envolvidos no ato dessa comunicação;
- Identificar os mecanismos de coesão presentes no texto e avaliar a pertinência do uso desses mecanismos;
- Identificar os fatores de coerência responsáveis pelo estabelecimento do sentido do texto e avaliar a coerência textual em seus diversos níveis (de linguagem, argumentativo, narrativo, figurativo, espacial, temporal);
- Reconhecer as principais formas de citação do discurso alheio (discurso direto, indireto, indireto livre e modalização em discurso segundo) e avaliar a pertinência desses modos de citação em situações concretas de uso.
Produção
- Expressar-se de forma coesa e coerente, em registro padrão da língua escrita;
- Produzir textos predominantemente narrativos, descritivos, argumentativos e explicativos de gêneros variados (carta, artigo de opinião, conto…), considerando a intenção comunicativa do locutor, os interlocutores, a situação de comunicação a as características do gênero.
Gramática
- Utilizar convenções ortográficas, incluindo-se o emprego de letras, e justificar, particularmente, o uso de maiúsculas e de acentos gráficos;
- Reconhecer e empregar (observando a adequação ao contexto linguístico) artigos, substantivos e verbos;
- Identificar os componentes morfológicos das palavras (prefixos, sufixos, desinências e radicais) e os processos de formação lexical (aglutinação, prefixação…);
- Identificar os constituintes sintáticos da oração (sujeito, predicado, objeto direto…) e do período composto (oração principal, oração coordenada e oração subordinada);
- Reconhecer, estabelecer e justificar relações sintático-semânticas em nível da concordância (nominal e verbal), da regência (nominal e verbal) e da colocação, conforme o registro culto da língua;
- Identificar a natureza da relação semântica estabelecida entre as palavras (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, hiponímia e polissemia);
- Identificar e interpretar figuras de linguagem (comparação, metáfora…);
- Utilizar os sinais de pontuação e justificar o uso de sinais como demarcadores de determinadas unidades sintático-semânticas de língua escrita.
2017
11
Início das aulas - ENEM - Extensivo
06 e 07
(segunda e terça-feira) – Início das aulas (1a e 2a séries)
20 a 24
I SIMULADO ENEM (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
25 a 01/03
CARNAVAL - FERIADO
01
Quarta-feira de Cinzas – FERIADO
08
Início das aulas – ENEM – Intensivo
03 e 04
I SIMULADO CALL (Turmas da 1a e 2a séries) (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
13 a 16
SEMANA SANTA – FERIADO
21
TIRADENTES – AULA NORMAL
26 a 29
II SIMULADO ENEM (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias) (horários alternativos ao da aula)
01
DIA DO TRABALHADOR – FERIADO (Turmas da 1a e 2a séries)
29 e 30
II SIMULADO CALL (Turmas da 1a e 2a séries) (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
15
FERIADO CORPUS CHRISTI – AULA NORMAL
21 a 24
III SIMULADO ENEM (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
28 a 01/07
RECESSO ESCOLAR (ENEM e Turmas da 1a e 2a séries)
05
Reinício das aulas – ENEM
10 e 11
Reinício das aulas – 1a e 2a séries.
31
III SIMULADO CALL (Turmas da 1a e 2a séries) (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
01
III SIMULADO CALL (Turmas da 1a e 2a séries) (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
11
Dia do Estudante – AULA NORMAL
07
FERIADO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – AULA NORMAL
11 a 16
IV SIMULADO ENEM (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)(horários alternativos ao da aula)
02 e 03
IV SIMULADO CALL (Turmas da 1a e 2a séries) (Redação, linguagens , códigos e suas tecnologias)
12
FERIADO DIA DA PADROEIRA DO BRASIL – AULA NORMAL
27 e 28
Encerramento do ano letivo – ( Turmas da 1a e 2a séries)
-
-