20 de novembro de 2015

Dica de filme – Tempos Modernos

Tempos Modernos é um filme americano de 1936, dirigido e estrelado por Charlies Chaplin. Esse filme retrata a Revolução Industrial e é considerado uma forte crítica ao capitalismo, fordismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber nesse período.

Ele conta a história de um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, e é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho.

Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto.

Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem novas. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas, a jovem consegue escapar.

Nesse filme Chaplin, que interpreta o seu famoso personagem “O Vagabundo” (The Tramp) que tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado, quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade e a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Clique aqui, assista a esse clássico do cinema e entenda melhor o contexto da Revolução Industrial.